Café Irlanda traz ao público a alegria contagiante da música tradicional irlandesa com um inconfundível toque brasileiro, e aos beberrões, o genuíno entusiasmo das Irish Drinking Songs

O que é o Café Irlanda?

Café Irlanda é uma banda carioca surgida em 2009, cuja proposta é tocar música tradicional irlandesa com uma pitada especial: o toque musical brasileiro. Conciliando a este sonoridades de países que, como a Irlanda, também possuem uma origem celta (como a Galícia, a Escócia, a Bretanha Francesa e Gales), o Café Irlanda consegue se manter autêntico e mostrar que hoje em dia a música tradicional, utilizando seus instrumentos étnicos, pode ser moderna e cativante. A banda é formada por Elaine Boyle (bodhrán e percussão), Kevin Shortall (violão e vocais), Pedro Rezende (flautas) e Rique Meirelles (violino, viela de roda); e com um repertório que engloba desde as tradicionais e energéticas tunes irlandesas, músicas instrumentais muito utilizadas junto à dança; até as saudosas drinking songs, músicas populares e seculares, muito cantadas em pubs para acompanhar os beberrões irlandeses; sem deixar de lado o bom e velho ritmo brasileiro.

 

Como é a receptividade do publico brasileiro com música irlandesa?

A recepção do público é 100% positiva. O que há de mais gratificante nesse trabalho é perceber que as pessoas se rendem à musica e dançam, sabendo ou não como fazê-lo. A música irlandesa é daquela espécie que atinge as pessoas muito rapidamente, não importa se elas estejam num pub, num simpósio de filosofia, num casamento ou, simplesmente, na rua. Aliado a isso, o propósito também é incrementar algumas canções com melodias brasileiras, o que abre portas ao público não familiarizado com a música irlandesa. Às vezes, são justamente essas músicas que permitem que um ouvinte mais tímido se renda ao som da banda; só por isso, o resultado já é válido.

 

Histórico da banda

Café Irlanda, apesar de recente, não precisou esperar muito para chamar a atenção dos ouvidos mais variados e inesperados da cena carioca/fluminense. Desde seu surgimento em 2009, a banda apresenta-se regularmente em diversos espaços, desde casas noturnas como pubs irlandeses até eventos culturais de natureza variada.

Em 2010, na cidade de Niterói, inscreveu-se no Festival DomDom de bandas, concorrendo com intérpretes de estilos mais difundidos como Rock, MPB e Reggae, tendo se sagrado vencedora após escolha, tanto do júri técnico quanto do voto popular. Na mesma cidade, o grupo foi convidado a mostrar seu trabalho no ENEFIL (Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia), evento que deu suporte a manifestações artísticas variadas como teatro, dança, música e arte circense.

Em 2011, o grupo celebrou o dia de São Patrício se apresentando em três casas, Saloon 79, BeerJack e Irish Pub, no final de semana seguinte ao feriado. As casas encheram, atingindo um grande público, de aproximadamente 500 pessoas. Em maio, grupo foi convidado a participar, ainda, do programa Sala de Concerto, inserido na grade de programação da Rádio MEC FM (98,9MHz). Foi utilizado um repertório focado nas músicas instrumentais na ocasião. Essa participação, aliás, foi transmitida ao vivo, a partir do Estúdio Sinfônico da emissora, para todos os ouvintes em rede nacional e pode ser ouvido em podcast a partir do site da Rádio, no endereço http://radiomec.com.br/novidades/?p=11865. No mesmo ano o Café Irlanda teve também a chance de representar sua cultura nacional na Irlanda, tendo se apresentado no Brasil Celtic Festival, realizado em novembro em Dublin, capital da Irlanda, por convite do parlamento irlandês. As apresentações na ocasião foram de grande sucesso, apresentando a música brasileiras integrada às tradições irlandesas.

2012 proporcionou à banda o grande prazer de não apenas ser a atração principal, mas de atingir a lotação máxima de 600 pagantes do Teatro Rival Petrobrás em março, em um grande show em homenagem ao dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. No mês de Junho nossa música foi levada às ruas da Lapa, participando do evento Santa Música, fechando a noite do dia 16/07 num palco montado na Rua do Lavradio, fazendo várias pessoas dançarem ao nosso som no meio da rua. Ainda em outubro de 2012, o Café Irlanda foi convidada a participar do Municipal In Rock, no Teatro Municipal de Niterói, na festa Hey Joe, ao lado de duas outras bandas, fazendo a casa passar de sua lotação máxima esperada.
Em 2013 o Café Irlanda associou-se à produtora A Grande Roubada para realizar uma festa de St. Patrick’s já ocorrida no Rio, no Espaço Acústica. Novamente a lotação da casa foi atingida, com um público de mais de mil e duzentas pessoas. Logo em seguida o conjunto foi convidado a abrir o show da banda Matanza no Circo Voador, no dia 14 de junho. Em paralelo, está em produção o primeiro EP da banda, com músicas autorais e dos repertórios brasileiro e irlandês.